You are currently viewing Alopecia areata x Fatores emocionais: conheça os sintomas, causas e tratamento

Alopecia areata x Fatores emocionais: conheça os sintomas, causas e tratamento

A alopecia areata é uma doença inflamatória caracterizada pela queda acentuada de cabelos. Ela pode ocorrer no couro cabeludo ou em outras partes do corpo onde haja presença de pelos. Normalmente, os fios começam a cair formando falhas circulares de tamanho variáveis. Há casos em que poucas regiões são afetadas e outros, mais raros, em que pode haver perda total.

Sobre a incidência, a alopecia areata ocorre em, aproximadamente, 2% da população, afeta tanto as mulheres quanto os homens, com ocorrências em todas as idades. Porém, a maioria dos portadores possuem menos de vinte anos.

Os fatores que desencadeiam esse tipo de alopecia variam, podendo ser uma reação autoimune de uma predisposição genética. Questões emocionais, estresse, traumas ou uma gravidez também podem desencadear a doença.

Em se tratando de fatores emocionais, estudos mostram que o desequilíbrio emocional provoca um desequilíbrio hormonal e isso pode resultar em inflamação, o que favorece a queda dos fios. Mas, através de cuidados psicológicos e dermatológicos essa situação pode ser revertida.

É importante destacar que os fios do cabelo podem crescer novamente, inclusive em casos de perda total, pois os folículos pilosos não são destruídos pela doença, apenas os colocam inativos pela inflamação. Assim, com os avanços nas pesquisas e com as novas tecnologias, é possível tratar ou amenizar as consequências da alopecia areata.


Quais são as causas da Alopecia Areata?

A definição exata do que causa a alopecia areata ainda não é totalmente conhecida. Em alguns casos, são fatores genéticos e quase sempre é possível encontrar outras pessoas na família do paciente com o problema. A doença também é considerada autoimune, situação em que o próprio sistema imunológico lesa o corpo, no caso, o alvo são os folículos pilosos.

A alopecia areata normalmente está relacionada a algum fator emocional, sendo que o estresse diário favorece a ocorrência da doença. Há também a possibilidade do problema estar relacionado a outras doenças autoimunes como tireoidite, lúpus etc.

Como saber os sintomas?

A perda de cabelo é um dos sintomas da alopecia areata, o mais visível e que chama maior atenção do paciente. No entanto, coceiras e sensação de queimação no couro cabeludo também são sinais da doença. Além disso, os pontos de queda costumam ser arrendados e de coloração rosada. Lembrando que esse problema também pode ocorrer em outras regiões como sobrancelhas, barba, pernas e braços.

Tratamento: conheça a Microinfusão de Medicamentos Percutânea (MMP®)

A doença, por ser autoimune, não possui cura, mas é tratável e pode ser contida. O tratamento é recomendado em todos os casos, pois além de ser possível recuperar os fios, a perda de cabelos pode desencadear ou reforçar problemas psicológicos, uma vez que mexe com a autoestima das pessoas.

Portanto, é importante dizer que os tratamentos dermatológicos são extremamente importantes, mas também é recomendável buscar acompanhamento psicológico de forma paralela.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “os tratamentos visam controlar a doença, reduzir as falhas e evitar que novas surjam. Eles estimulam o folículo a produzir cabelo novamente, e precisam continuar até que a doença desapareça”. E pedem atenção sobre a automedicação: “somente um médico dermatologista pode prescrever a opção mais adequada”.

Uma das formas de tratamento mais modernas e eficazes na dermatologia é a Microinfusão de Medicamentos Percutânea (MMP®) que entrega ativos diretamente à pele do couro cabeludo, na profundidade adequada para atingir o bulbo capilar. É importante que um dermatologista avalie o caso, pois para cada paciente deve ser elaborado um tipo de tratamento específico.

A MMP é uma técnica que realiza vários furinhos na pele do couro cabeludo utilizando pequenas agulhas que estimulam a produção de fibras de colágeno, além de formar novas. O tratamento também consiste na injeção de medicamentos ativos na derme.

Clinica Optimize

Somos uma clínica especializada em dermatologia, cosmiatria e bem estar. Oferecemos em nossos serviços a consulta tricológica, que é direcionada especificamente aos problemas referentes aos cabelos.

A anamnese e exame físico são minuciosos e focados na avaliação do couro cabeludo e fios. Esse cuidado é de extrema importância para diagnóstico clínico e tratamento. Realizamos na primeira consulta o mapeamento capilar e a dermatoscopia digital do couro cabeludo.

Além disso, trabalhamos com a técnica MMP que tem mostrado resultados muito eficazes em nossos pacientes.

Agende sua consulta

Centro Médico Monte Sinai
Avenida Presidente Itamar Franco 4001, Sala 713 – Leste
Cascatinha – Juiz de Fora – MG
(32) 3025.4344 | (32) 99129.0617
contato@clinicaoptimize.com.br

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta | 08am às 18pm

Acompanhe nossas redes sociais:
Instagram | Facebook