(32) 3025.4344 | (32) 99129.0617

Calvície feminina: conheça os sinais e o tratamento

A queda acentuada de cabelos muda significativamente a aparência das pessoas e, infelizmente, muitas vezes isso gera implicações sociais e psicológicas. A calvície feminina é menos frequente do que a masculina, mas também é uma condição que merece atenção e existe tratamento. Saiba mais.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 30% de todas as mulheres do mundo sofrerão com algum problema relacionado à calvície após os 50 anos de idade. Porém, atualmente, muitas mulheres jovens têm apontado queixas de problemas relacionados à calvície, o que mostra a necessidade de

estar atento a saúde capilar, pois existem métodos de tratamento eficazes e as chances de êxito são maiores quando iniciadas precocemente.

Tipos de Alopecia

Alopecia, também conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos.  Nos homens, a perda de cabelo tende a se concentrar no topo do couro cabeludo. Nas mulheres, é mais difusa.

A alopecia pode ter diferentes origens e manifestações, entre os principais estão:

Alopecia androgenética: ocorrência mais habitual dentre as alopecias, nesse tipo a perda de cabelo é causada por fatores genéticos.

Eflúvio: provoca queda de cabelo generalizada, mas não chega a produzir calvície total. O cabelo fica fraco, sem vida e escasso. Ocorre devido a processos infecciosos, traumas, cirurgias e início ou interrupção de medicamentos.

Alopecia areata: se desenvolve de forma imprevisível e é caracterizada pela perda do cabelo sob a forma de mechas redondas, podendo atingir outras partes do corpo, além do couro cabeludo. Esse tipo pode evoluir até a calvície total.

Alopecia cicatricial: não muito comum, é a calvície que se produz  devido à destruição dos folículos pilosos ou resultado de uma má-formação. Nesse caso, fios novos não nascem, pois um tecido cicatricial permanente foi formado.

 

Calvicie Feminina
Tipos de Alopecia

 

Causas e Sinais

No geral, as causas da calvície feminina variam e podem ser decorrentes de fatores genéticos, disfunções ou alterações hormonais,  inflamações no couro cabeludo, dietas com carências nutricionais, problemas na tireoide, uso excessivo de produtos químicos, entre outros.

Os sinais de calvície feminina também podem variar, mas é possível observar uma queda de cabelos maior do que habitual, afinamento dos fios, cabelo ralo, clareamento dos fios, couro cabeludo mais aberto, seborreia e também sintomas como irregularidade menstrual, acne, obesidade e aumento de pelos em outras partes do corpo, como o rosto.

Como tratar a Calvície Feminina

O diagnóstico da calvície feminina deve ser feito pelo dermatologista, que realiza uma avaliação da queda de cabelo e também da presença de outros fatores irregulares. O médico pode ainda solicitar exames complementares para confirmar o diagnóstico, como a dermatoscopia, que avalia couro cabeludo através de uma lupa especial, o tricograma, para visualizar o fio do cabelo no microscópio, e a biópsia do couro cabeludo.

O tratamento da alopecia pode ser feito através de medicamentos, suprimentos de nutrientes e vitaminas, além de tratar os fatores indiretos.

Outro tratamento altamente eficaz na recuperação dos fios é a Microinfusão de Medicamentos Percutânea (MMP®). Este tratamento é uma novidade que entrega ativos diretamente à pele do couro cabeludo, na profundidade adequada para atingir o bulbo capilar. A técnica pode ser uma alternativa às cirurgias ou também pode complementar o tratamento cirúrgico.

Como existem vários tipos de alopecia, para cada paciente deve ser elaborado um tipo de tratamento específico. Além disso, é muito importante que seja feito por profissionais capacitados em uma estrutura segura e apropriada.

Clínica Optimize 

A Clínica Optimize é especializada nas áreas de dermatologia e cosmiatria. Trabalhamos com tecnologias avançadas em um espaço amplo e confortável.

Nossa consulta tricológica é direcionada às queixas referentes aos cabelos. A anamnese e exame físico são minuciosos e focados na avaliação do couro cabeludo e fios. Essa etapa é de extrema importância para o diagnóstico clínico, tratamento e seguimento. A primeira consulta inclui o mapeamento capilar e a dermatoscopia digital do couro cabeludo.

Agende sua consulta através do  (32) 3025.4344 ou (32) 99129.0617 . Estamos localizados no Centro Médico Monte Sinai, que fica na Avenida Presidente Itamar Franco, 4001 Sala: 713 – Leste , no bairro Cascatinha em Juiz de Fora (MG).

Conheça também as nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá Clinica Optimize! Cheguei até aqui pelo link da sua Landing Page, podemos conversar? []