(32) 3025.4344 | (32) 99129.0617

Calvície masculina: conheça as causas, diagnóstico e tratamento

O cabelo e a autoestima estão intimamente ligados, por isso, problemas relacionados à calvície podem trazer prejuízos emocionais e sociais. Para as as mulheres, o cabelo é visto como um componente importante de sua feminilidade. Para os homens pode parecer mais natural e aceitável “ficar careca”, mas muitos gostariam de permanecer com os fios bonitos e saudáveis.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a calvície ou alopecia androgenética afeta cerca de metade dos homens até os 50 anos de idade. Essa é uma das principais causas da queda de cabelo e, embora não provoque nenhum risco à saúde, pode afetar o psicológico, o comportamento e as relações.

Causas

A perda de cabelos ocorre de forma natural em nosso organismo, sendo que diariamente, pode-se ter uma queda de aproximadamente 70 a 100 fios, que são repostos normalmente. No entanto, na calvície, essa reposição não acontece.

A alopecia androgenética começa a se desenvolver ainda na adolescência e suas causas podem estar relacionada a: fatores genéticos, ou seja, uma característica herdada de familiares que também a possuem; fatores hormonais, uma vez que a testosterona afeta diretamente no crescimento dos pêlos, provocando uma diminuição gradual dos fios, que vão ficando mais curtos, finos e claros.

Como identificar?
A principal queixa da calvície é o afinamento dos fios. Os cabelos começam a ficar mais ralos e, posteriormente, o couro cabeludo mais visível. O grau de manifestação pode variar em cada homem, por isso é importante observar.

Se existir predisposição genética, busque orientação médica para identificar o risco de desenvolver a doença e, consequentemente, antecipar o tratamento.

Diagnóstico
Diante de qualquer alteração no padrão de queda de cabelos ou de seu crescimento, é importante consultar um dermatologista para que ele avalie a causa da perda capilar.

Na clínica Optimize é feita uma consulta tricológica, que direcionada às queixas referentes aos cabelos. De forma minuciosa, são feitas a anamnese e o exame físico, focados na avaliação do couro cabeludo e fios. . Saiba mais.

Tratamento para Calvície

Somente um profissional pode estabelecer o tratamento adequado para cada paciente. Sendo que, ele pode se basear em estimulantes do crescimento dos fios como o minoxidil e também com o uso de bloqueadores hormonais. O principal objetivo é estacionar o processo e recuperar parte da perda.

O MMP (Microinfusão de Medicamentos Percutânea) também é um método eficaz e moderno que entrega ativos diretamente à pele do couro cabeludo, na profundidade adequada para atingir o bulbo capilar, o que pode amenizar ou corrigir o problema.

(32) 3025.4344 ou (32) 99129.0617 .
Centro Médico Monte Sinai, que fica na Avenida Presidente Itamar Franco, 4001 Sala: 713 – Leste , no bairro Cascatinha em Juiz de Fora (MG).