Cuidados com o cabelo pós-coloração: saiba como cuidar dos fios para evitar a queda, quebra e pontas duplas

Cabelos ressecados danificados após a coloração
Cuidados com o cabelo pós-coloração

Ficar com os cabelos ressecados ou até danificados após a coloração é um efeito comum da química. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as madeixas ficam com esse aspecto por que as cutículas permanecem abertas e isso faz com que o fio perca toda a umidade, brilho e resistência. Para reverter esse quadro, é importante montar uma rotina de cuidados para cabelos coloridos e recuperar a saúde dos fios – como o ritual de hidratação, selagem capilar até parar com o uso da chapinha.

1) Fazer hidratação de cabelo toda semana

Quando o cabelo passa por algum processo químico (seja coloração, progressiva ou até mesmo o relaxamento dos fios), ele acaba perdendo toda a água da sua fibra. Por isso, os fios ficam mais ressecados, fragilizados, propensos à queda, quebra e às pontas duplas. Para ter cabelos bonitos e saudáveis novamente, é importante hidratar o cabelo. Aposte em uma máscara ou ampola hidratante para cabelos danificados ou que passaram por alguma química.

Como hidratar o cabelo?

Passo 1) Após lavar os fios com shampoo sem sulfato, aplique o creme no cabelo, dando bastante atenção às pontas duplas.

Passo 2) Vá aplicando o produto hidratante – máscara ou ampola – mecha por mecha, massageando suavemente.

Passo 3) Faça um coque baixo, prenda o cabelo com uma presilha e deixe agir pelo tempo recomendado.

Dica: para que o produto penetre melhor nos fios, cubra os cabelos com uma touca térmica de alumínio.

Passo 4) Por fim, é só enxaguar bem o cabelo até remover todo o produto.

2) Usar uma linha de shampoo e condicionador antiquebra e queda

Após o processo de coloração, também podemos perceber que o cabelo fica caindo muito, devido ao enfraquecimento dos fios por conta da química. Também acontece do fio partir ao meio por conta dessa fragilidade. Por isso, é importante incluir na sua rotina de cuidados com o cabelo uma linha de tratamento antiqueda, como o shampoo e condicionador Energizante de Vichy.

3) Mesclar a lavagem com um creme de limpeza

O uso diário do shampoo acaba ressecando mais ainda o cabelo danificado pela coloração. Para evitar essa situação, o ideal é alternar o produto com um creme de limpeza capilar. Essa opção, que substitui o shampoo e o condicionador, limpa sem agredir, condiciona enquanto hidrata e acalma o couro cabeludo.

4) Fazer uma selagem capilar

A selagem capilar é outro tratamento que mantém seus cabelos saudáveis. O procedimento devolve as proteínas perdidas pelo fio durante a química. Para melhor resultado, procure um salão de confiança para realizar a selagem.

5) Dar um tempo no uso da chapinha, do secador e babyliss

Usar todos os dias secador, chapinha e babyliss também acaba com a saúde dos fios. Se você acaba de pintar o cabelo, dê um tempo dessas ferramentas de calor e prefira manter o cabelo natural por um tempinho até que ele se recupere do dano.

6) Borrife água termal nos fios

Você sabia que a água termal não serve apenas para a pele? O cabelo também pode receber os benefícios da solução, principalmente quando os fios estão com aquele aspecto ressecado.

Clínica Optimize

× agende a sua consulta