(32) 3025.4344 | (32) 99129.0617

Caspa no cabelo crespo: O que fazer para tratar?

O cabelo crespo precisa de alguns cuidados específicos para ter sua saúde e resistência preservadas. Essa atenção extra ajuda a evitar alguns problemas, como a caspa, também conhecida como dermatite seborreica. A caspa no cabelo pode afetar a autoestima e causar constrangimento, por exemplo, ao usar roupas escuras, por ficarem mais aparentes. Por isso, é importante saber lidar com o problema! Saiba porque ela aparece e descubra como acabar com a caspa no cabelo crespo.

O que é a dermatite seborreica (caspa)?

A caspa é o resultado da descamação do couro cabeludo causada por uma inflamação na pele e que geralmente está acompanhada de coceira intensa, vermelhidão e pontos brancos na extensão dos fios e caindo nas roupas. É importante ressaltar que, apesar da dermatite seborreica se desenvolver mais comumente no couro cabeludo, a doença também pode atingir outras áreas do rosto, como sobrancelhas, orelhas, tórax e ao redor do nariz. 

Caspa no cabelo crespo: por que acontece?

O cabelo crespo tem uma característica particular: por conta da curvatura bem fechada dos fios, a oleosidade produzida no couro cabeludo tem dificuldade de chegar às pontas, causando o ressecamento no comprimento dos fios, acumulando na raiz. Sem que a oleosidade chegue ao comprimento dos fios, esse cabelo acaba necessitando da adição de óleos para manutenção da saúde da fibra. Esse acúmulo de sebo pode causar um processo de inflamação do couro cabeludo. Por isso, é comum que a caspa se manifeste nos cabelos crespos ou cacheados que possuem essa combinação de condições causadoras da caspa.

Como tirar caspa do cabelo?

Existem muitos mitos ao redor do assunto, de receitas caseiras a simpatias para evitar e curar o problema do cabelo com caspa. Entretanto, para acabar de vez com a doença, é necessário controlar a oleosidade excessiva do couro cabeludo, reequilibrar os microorganismos naturais dessa pele e reduzir o processo de inflamação local, aliviando a coceira e interrompendo o ciclo vicioso causador da caspa. Por isso, o ideal é usar produtos com ativos capazes de regular a produção de sebo e o microbioma, como o shampoo anticaspa. Lavar o cabelo crespo em água fria também é muito importante, pois a quentura excessiva pode estimular ainda mais a produção de oleosidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá Clinica Optimize! Cheguei até aqui pelo link da sua Landing Page, podemos conversar? []