

Você adora extrair cravos (comedões) em casa, mas já parou para pensar no mal que esse hábito pode causar à sua pele? Além de agravar muito o quadro do comedão, podendo transformar o cravo em uma espinha inflamada, esse hábito acaba refletindo em outros problemas, como a formação de manchas escuras e cicatrizes hipertróficas no rosto.
“Posso extrair cravos em casa?”
Não, você não pode remover cravos em casa e a médica explica o porquê. Quando um comedão é manipulado ele pode se transformar em vários problemas, como em uma espinha, e desencadear o aparecimento de uma cicatriz.
O cravo é o aumento da secreção da glândula sebácea e esse acúmulo acaba ficando retido dentro do poro. Esse processo pode formar dois tipos de cravos: o fechado, que não tem contato com a superfície da pele (é só uma elevação) e o aberto, aquele pontinho preto mais comum.
3 riscos de remover cravos em casa sozinho
O cravo precisa ser removido de uma forma segura para que ele seja extraído completamente. Normalmente quando esprememos um cravo em casa, fica um pedacinho da secreção dentro do poro e isso acaba desencadeando um processo inflamatório mais grave.
Espinhas: formam-se quando a secreção do cravo não é removida do poro por completo, refletindo em uma inflamação.
Cicatrizes: quando o paciente aplica muita força na manipulação e acaba lesionando a pele, resultando nessa marca.
Manchas na pele: acontece depois que o cravo é espremido brutalmente o que resulta no excesso de formação de melanina no local.
Qual é a maneira mais segura de remover cravos?
A forma mais segura de remover cravos é com um dermatologista ou profissional de estética qualificado. O ideal é que a pele seja preparada, o profissional utilize substâncias para gerar o amolecimento dessa secreção e gerar uma dilatação dos poros com vapor, por exemplo. Com esse processo, o cravo sairá da pele por completo e com facilidade sem causar nenhum dano à pele.