As manchas do melasma: como tratar e prevenir?

Você é uma daquelas pessoas que gosta de tomar sol, ou que anda muito durante o dia sem protetor solar? Se a resposta for sim, tome cuidado com o melasma. Mas você sabe o que são essas manchas? O Melasma são manchas de tom amarronzado que aparece principalmente na área do rosto (mais especificamente nas bochechas, testa, nariz e queixo). Essas manchas podem aparecer em outro locais do corpo, como nos braços e no pescoço.

Algumas das mais recorrentes causas do melasma são a exposição ao calor e alteração hormonal, através do uso de anticoncepcional e durante a gravidez. Apesar de ser mais comum em mulheres, os homens também podem ter as manchas do melasma.

No verão, os cuidados com o melasma devem ser redobrados, já que normalmente nossa pele fica mais exposta ao sol. Mas não é só o melasma que pode aparecer durante o verão. Outras doenças de pele são perigosas e cabe um tratamento adequado nessa época do ano. Para saber mais sobre os cuidados com a pele durantes os dias mais quentes, clique aqui!

O melasma é dividido em três tipos e cada um necessita de um cuidado e um tratamento especial:

  • Epidérmico: quando o excesso de melanina está inserido na camada mais superficial de pele, mais precisamente na epiderme, parte que protege a pele de ferimentos externos.
  • Dérmico: é o melasma mais difícil de tratar, pois fica na camada mais profunda, abaixo da epiderme.
  • Misto: é quando o melasma atinge tanto a epiderme, quanto a derme.

Melasma na gravidez

Quando estão grávidas, as mulheres precisam tomar muitos cuidados com o seu corpo, a fim de evitar problemas como estrias e as próprias manchas do melasma. Durante a gravidez há um aumento de hormônios no corpo, que servem para proteger o bebê e ajudar no seu desenvolvimento. Esse excesso de hormônio pode acabar sendo prejudicial para o corpo da mulher.
Para se ter uma ideia, o crescimento da produção de estrogênio é 30 vezes maior durante a gestação.

Além de provocar mudanças tanto físicas, quanto emocionais na mulher, as alterações hormonais são responsáveis pelo melasma durante a gravidez. Mas não são todas as gestantes que devem se preocupar, já que o melasma é mais comum em quem já tem tendência a ter o problema. De qualquer forma, o cuidado com a pele é sempre importante nessa fase.

Prevenção e tratamento das manchas do melasma

Além de ser uma excelente ferramenta contra outras doenças de pele, como câncer e o envelhecimento precoce, o filtro solar ajuda a prevenir o melasma. O protetor solar deve ser usado todos os dias, inclusive no frio ou em dias nublados. Além disso, é importante lembrar de reaplicar o protetor, já que ele vai perdendo o efeito durante o dia.

Apesar de não ter cura, existem alguns tratamento que podem ajudar a clarear a pele para que o melasma fique imperceptível. Porém, se não houver continuidade na tratamento e o uso diário do filtro solar, as manchas podem voltar e o tratamento terá que recomeçar.

O primeiro passo para tratar o melasma é procurar um dermatologista, ele irá te passar o tratamento adequado para o seu tipo e irá identificar a fase em que o melasma se encontra.

Um dos tratamentos indicados é o uso de cremes clareadores, com base de hidroquinone, ácido retinóico, etc. Esse método é mais demorado e precisa ser levado a risca. Outra abordagem é o uso de peeling, que resolve mais rápido o problema. Em alguns casos, ainda é possível usar o laser para eliminar manchas mais profundas.

A Clínica Optimize é especializada em dermatologia e estética. Aqui, você encontra profissionais qualificados para te oferecer o melhor tratamento. Nossos equipamentos proporcionam o melhor no tratamento do melasma Venha nos conhecer e marque já a sua consulta.

Clínica Optimiza
Centro Médico Monte Sinai
Avenida Presidente Itamar Franco, 4001
Sala: 713 – Leste – CEP 36033-318
Cascatinha – Juiz de Fora – MG
(32) 3025.4344 | (32) 99129.0617
contato@clinicaoptimize.com.br