You are currently viewing 6 passos para o crescimento saudável do cabelo

6 passos para o crescimento saudável do cabelo

Muitas pessoas lamentam sobre o comprimento de seus fios, achando, erroneamente, que suas madeixas “pararam” de crescer. Na realidade, os cabelos nunca param de crescer – o que pode estar acontecendo é um ciclo de reprodução mais lento. Em média, os fios crescem de 1 a 1,5 centímetros por mês, e essa sensação de cabelo que não cresce, está relacionada a problemas no ciclo de desenvolvimento, que podem estar sendo causadas por diversas questões, como estresse, excesso de química no cabelo, disfunção hormonal e até mesmo uma má alimentação.
Apesar disso, existem algumas formas de manter suas madeixas fortes e resistentes, o que contribui para um crescimento saudável do cabelo. Confira:

Dica 1 – Cuide da oleosidade do couro cabeludo
Oleosidade exagerada é um perigo: ela impede os fios de nascerem e pode até mesmo permitir a proliferação de fungos no couro cabeludo. É preciso realizar lavagens na medida certa e usar produtos certos para o seu tipo de cabelo.
Mas fique atento! Existe a oleosidade natural do couro cabeludo, e ela é fundamental para controlar o ritmo em que o cabelo cresce. Lavar os fios mais de uma vez por dia, por exemplo, pode afetar todo processo de produção do fio.

Dica 2 – Hidrate!
Processo que ajuda a nutrir o cabelo enfraquecido, as hidratações vão repor o que está faltando na saúde do fio. Assim, os cabelos vão ficar saudáveis e mais resistentes às provações do dia a dia. Cremes, óleos, leave-in, e diversos outros produtos ajudam na função de hidratação do fio e contribuem para o crescimento saudável do cabelo.
Realizar hidratações semanais é o ideal, e se preferir, algumas soluções caseiras também podem ser a resposta.

Dica 3 – Máscara caseira
Para garantir proteção e maciez aos fios, existem alguns métodos caseiros comprovadamente eficazes. A máscara de clara de ovo e babosa é uma delas. É simples e fácil de fazer: combine 1 clara de ovo com a babosa (ou gel de aloe vera), passe no couro cabeludo e deixe descansar de 15 a 20 minutos. Depois é só enxaguar com água fria e permitir que o cabelo seque de forma natural.
Os ingredientes dessa máscara, além de hidratar os fios, estimulam o brilho e o crescimento do cabelo.

Dica 4 – Massagem no couro cabeludo
Durante o banho, no momento da aplicação do shampoo, massageie seu cabelo delicadamente – mas sem usar as unhas. O cabelo só cresce bem quando o folículo piloso obtém os nutrientes de que necessita, e isso só ocorre através de uma boa oxigenação. Para isso, o sangue precisa levar os nutrientes até as células. O que significa que as massagens na região estimulam a circulação, fazendo com que o cabelo cresça mais facilmente.
Realize também massagens com óleo quente! Esse ingrediente age de forma “condicionadora”. É só aquecer uma pequena quantidade de óleo de coco, óleo de argan ou até mesmo azeite, de forma que ele fique morno. Então massageie seu couro cabeludo com o óleo por cerca de 10 minutos, realizando o enxágue posterior com água morna.

Dica 5 – Evite as agressões ao cabelo
A química em excesso é uma das maiores responsáveis por danos nos cabelos. Tinturas ou procedimentos de alisamento não atrapalham o crescimento dos fios de forma direta, mas como deixam o cabelo mais enfraquecido e sensível, indiretamente suas madeixas vão custar mais a crescer.
Reduzir o uso de chapinhas e secador também diminui os danos ao cabelo. O calor desses aparelhos deixa os fios com um aspecto arrepiado, sem vida e quebradiços, atrapalhando seu crescimento. Deixe seu cabelo secar naturalmente, assim eles vão permanecer fortes e livres das pontas duplas.

Dica 6 – Procure um profissional!
No entanto, se nem a prevenção e os cuidados com alimentação e hábitos positivos não são o suficiente, pode ser um sinal para procurar atendimento especializado. Se seu cabelo tem grandes dificuldades para crescer, ou se a queda dos fios está excessiva, algo está errado.
A Tricologia é a especialidade da Dermatologia que estuda e trata as diversas formas de Alopecia (queda de cabelo) que existem. Quando se tem algum problema com o couro cabeludo e os fios, é de suma importância realizar um diagnóstico clínico o mais depressa possível, para assim que identificado o problema, iniciar os tratamentos adequados.

Agende uma consulta agora mesmo!
A Clínica Optimize possui uma estrutura completa para tratar os problemas como a queda de cabelo e calvície, com profissionais especializados em tricologia capilar e técnicas modernas de tratamento.
Clique aqui e veja nossos serviços.

Clínica Optimize
Centro Médico Monte Sinai
Avenida Presidente Itamar Franco, 4001
Sala: 713 – Leste – CEP 36033-318
Cascatinha – Juiz de Fora – MG
(32) 3025.4344 | (32) 99129.0617
contato@clinicaoptimize.com.br