Escova progressiva: o queridinho das mulheres pode virar inimigo

Conheça os riscos do procedimento e como você pode manter a saúde dos cabelos, com os melhores tratamentos oferecidos pela Clínica Optimize

Um dos procedimentos mais comuns em salões de beleza, são as escovas progressivas. Acompanhadas por propostas milagrosas de alisamento, hidratação e tratamento, muitas vezes o que é prometido não é cumprido. Pelo contrário, essas escovas podem danificar permanentemente os seus cabelos.

De acordo com a Dermatologista Marcella Nascimento, proprietária da Clínica Optimize, é necessário tomar determinados cuidados para fugir dessas armadilhas, “Desde de 2001 a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu o uso de qualquer produto contendo formol (também conhecido como formaldeído) em concentrações acima de 0,2%. Nessa concentração, o formaldeído não tem capacidade de alisamento. Portanto, o primeiro cuidado é conhecer o salão que frequenta e o tipo de produto utilizado pois infelizmente existe a prática de adição de formol aos produtos de maneira irregular e ilegal.”, explica.

Marcella continua, “Outro cuidado extremamente importante é aplicar o produto livre de formol apenas nos fios e evitar o couro cabeludo. Isso porque, os alisamentos possuem um pH diferente da pele e costumam causar irritação e dermatite seborreia (a famosa caspa) dias após a aplicação do produto.”

Por que o formol é maléfico?

O formol oferece vários riscos para saúde e quando inalado pode causar:

  • Irritação nos olhos, nariz
  • Em altas concentrações: bronquite, pneumonia ou laringite, dores de cabeça, tosse, falta de ar, vertigem, dificuldade para respirar 
  • Pode também irritar mucosas e pele, gerando ressecamento e conjuntivite.
  • Potencial carcinogênico com aumento de risco para câncer nasofaríngeo e leucemia.

Converse com seu cabelereiro e fique mais atenta aos produtos e a toda condução do procedimento, assim você poderá evitar riscos á sua saúde. “O formaldeído em concentrações que permitem um alisamento foi proibido nos produtos devido aos possíveis riscos para saúde do cliente e do profissional cabeleireiro. Por isso, atualmente as escovas ditas “livres de formol” possuem substâncias como o ácido glioxílico e a carbocisteina (glioxiloil carbocisteína) que quando aquecidas (por secador ou chapinha) liberam o formaldeído nos gases exalados. Portanto, são denominadas substâncias liberadoras de formaldeído. Além desses ativos, há também aminoácidos, formadores de filmes e açúcares, daí os nomes “escova de aminoácidos” ou “escova de chocolate”, reitera Marcella.

Conheça nosso centro de terapia capilar

Os fios que receberam a escova progressiva ficam blindados com uma estrutura rígida e polimerizada, lembrando uma maça do amor. Apesar de oferecer brilho para os cabelos, as escovas progressivas deixam os fios sem acesso aos nutrientes essenciais. Por isso, quem fez qualquer alisamento deve reforçar a hidratação e reconstrução dos cabelos.

Ou seja, para quem escolhe continuar fazendo escova progressiva, é necessário recorrer a recuperação e tratamento dos fios fragilizados e quimicamente tratados. 

A Clínica Optimize é a única em Juiz de Fora que possui um Centro de Terapia Capilar, incluindo o serviço de Tricologia, especialidade da Dermatologia que visa tratar o cabelo em todos os seus aspectos.

Como funciona o primeiro atendimento:

Consiste em uma consulta direcionada à queda de cabelo, ao enfraquecimento dos fios, ou demais problemas relacionados ao cabelo e ao couro cabeludo. A primeira consulta na Clínica Optimize inclui o mapeamento capilar e a dermatoscopia digital do couro cabeludo.  É realizado também, a anamnese e o exame físico de forma minuciosa e focada.

Exames complementares e tratamentos opcionais oferecidos pela Clínica Optimize:

  • Quantificação da queda.
  • Dermatoscopia digital do couro cabeludo com laudo.
  • Microinfusão de Medicamentos Percutânea (MMP®)
  • Terapia capilar para melhora do couro cabeludo e Saúde dos Fios
  • Terapia com LED
  • Tratamentos Personalizados para cada tipo de queda.

Vamos agendar uma consulta com os melhores profissionais da cidade e Zona da Mata?

Ligue ou envie uma mensagem pelo WhatsApp (32) 99129-0617.

Clínica Optimize

× agende a sua consulta