Outubro Rosa, mês de prevenção ao Câncer de Mama

O Outubro Rosa, mês da prevenção ao Câncer de Mama, é uma campanha de grande importância, que foi criada como o objetivo de alertar mulheres sobre essa doença tão perigosa. Em 2019, a estimativa de novos casos da doença é de 59.700 mil. O câncer de mama é o segundo que mais mata mulheres no mundo todo, ficando atrás somente do câncer de pele – responsável pelo Melanoma (clique aqui para mais informações).

Todos os tipos de câncer, quando descobertos em seus estágios iniciais, possuem maiores chances de cura. O Câncer de Mama, em específico, possui um exame, que pode ser feito em casa. Mas muitas mulheres não o realizam por não saberem como fazer. Dessa forma, esse texto além de tirar as principais dúvidas sobre o tema, vai ensinar como identificar um nódulo.

O Câncer de Mama

Assim como os outros tipos de câncer, o que afeta a mama é causado pela multiplicação indesejada de células. Quando isso acontece, células boas se transformam em malignas, que ao se reproduzir, causam o câncer. Por mais que seja uma doença que atinge em grande maioria as mulheres, os homens não estão imunes a ela. Em 2017, houve 16.927 mortes relacionadas ao Câncer de Mama, delas 16.724 foram de mulheres e 203 homens.

O câncer de mama pode ser dividido em 4 estágios. Quando classificados como 0, 1 ou 2, ele ainda está no início e não atingiu nenhum outro órgãos. Os estágios 3 e 4 são um período mais avançado. O 3 por ter se espalhado pelos nódulos linfáticos ou por outras regiões do peito. E, por fim, o 4, significando que o Câncer se espalhou para outras partes do corpo, como fígado, rim, pulmões, entre outras regiões. Isso mostra a importância de fazer os exames e estar sempre atenta aos sinais do seu corpo.

Sintomas

Apesar de variar para cada pessoa, o Câncer de mama possui alguns sinais que podem indicar que existe algo errado. O indicado é que a mulher repare sempre nas mamas e em caso de alguma alteração, procure um especialista. Além disso, é sempre necessário fazer o autoexame, que tem uma uma função muito importante para identificar essa doença.

Mas iremos falar sobre esse assunto daqui a pouco, antes, vamos saber alguns sintomas que podem ajudar no reconhecimento da doença:

  • Presença de nódulo indolor;
  • Mudança na coloração do mamilo;
  • Irritação em um local específico da mama;
  • Vazamento de líquido pelo mamilo;
  • Inchaço na mama;
  • Pele do mamilo mais dura;
  • Presença de vermelhidão na área;
  • Surgimento de crosta na região;
  • Dor na mama.

Uma das indicações para descobrir se há algum nódulo na sua mama é o Autoexame. Através dele, cerca de 80% das mulheres já descobriram o próprio câncer. Para que ele seja feito da forma correta, existem alguns passos que devem ser seguidos.

O Autoexame

O mês da prevenção ao câncer de mama orienta que todas as mulheres que possuem mais de 20 anos de idade façam o autoexame todo mês, no período de 5 ou 7 dias após a menstruação. Para realizá-lo é necessário seguir algumas orientações, elas vão deixar o exame fácil e preciso. Primeiramente, escolha fazer o exame na frente do espelho, sentada ou deitada.

Na frente do espelho observe o peito antes de começar a tocá-lo, veja se um está maior do que o outro, se há alguma parte inchada ou com um formato diferente. Logo após, repita esse processo com os braços abaixados, com a mão apertando a cintura e com elas atrás da cabeça. Depois que realizar todos esses procedimentos de observação, comece o autoexame.

Durante o banho, apoie a mão direita atrás da cabeça e com a outra mão realize o autoexame na mama direita. Faça movimentos circulares em toda a mama de cima para baixo. Com cuidado, use as pontas dos dedos e não as unhas. Logo depois de terminar o primeiro, repita os mesmos processos no outro seio.

Para realizar o exame deitada é necessário utilizar uma toalha sobre o ombro direito enquanto estiver examinando a mama direita. Realize movimentos circulares fazendo um pouco de pressão na mama, depois faça os mesmos movimentos na região da axila. Por fim, depois de analisar com cuidado, realize o procedimento do outro lado.

Informações importantes

É muito importante ressaltar que o autoexame é somente uma forma de prevenção, e que caso você perceba qualquer coisa diferente é preciso recorrer a um especialista para que ele realize exames adequados. Além disso, mulheres acima de 40 anos devem procurar um médico regularmente para fazer a mamografia, um exame que analisa a mama de forma completa e possibilita resultados mais precisos.

O Outubro rosa, sendo o mês de Prevenção ao Câncer de Mama, representa uma causa muito importante para todas as mulheres. Por isso, nós da Optimize apoiamos essa campanha, e buscamos compartilhar mais informações sobre o assunto. Em caso de dúvida sobre o assunto ou se tiver observado algo de errado com os seus seios, procure um especialista para te orientar.

Clínica Optimize
Centro Médico Monte Sinai
Avenida Presidente Itamar Franco, 4001
Sala: 713 – Leste – CEP 36033-318
Cascatinha – Juiz de Fora – MG
(32) 3025.4344 | (32) 99129.0617
contato@clinicaoptimize.com.br