Quando a queda de cabelo é normal?

Achar fios de cabelo pela casa já faz parte do nosso cotidiano. Seja no travesseiro, nas roupas ou principalmente quando o cabelo está sendo lavado. Mas se essa situação acontece com frequência excessiva é necessário ficar atento e tomar cuidados para que isso não se torne um caso mais grave. Uma pergunta importante que deve ser feita é: Quando a queda de cabelo é normal?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a isso, então vamos esclarecer alguns fatos sobre esse tema durante o texto.

Os fios podem cair por diversos motivos, mas a falta de cuidado e hábitos errados são os fatores que mais podem causar a queda. O cabelo é uma parte do nosso corpo e também necessita de atenção!

Então, evitar o uso de química, chapinhas e secadores, já é um bom começo. Ao deixar essas ações de lado, estará protegendo o seu cabelo e trazendo muitos outros benefícios – além de evitar a queda. Quer saber mais sobre algumas precauções com o cabelo? Clique aqui e confira.

Quando a queda de cabelo é normal?

A queda de até 100 fios por dia é considerada normal, pois o cabelo possui um ciclo definido: ele nasce, cresce, se desenvolve e cai. Outro fator que também influencia na queda é o clima. Verão e Inverno, por serem climas mais rígidos, danificam o cabelo e acabam causando a queda. Essa diferença é mais notada no clima frio, pois no calor é normal a pessoa lavar o cabelo mais vezes, o deixando hidratado, o que diminui o número de fios caídos.

Causas da queda de cabelo

Cada organismo trabalha de uma forma diferente, por esse motivo existem várias causas para a queda de cabelo. Quando há um excesso de fios caindo é bom procurar um especialista. Ele vai analisar o seu cabelo, seu organismo, sua rotina e vai identificar o motivo da queda.

Estresse

O estresse é uma das principais causas da queda de cabelo. O corpo não funciona como deveria e os nutrientes que seriam divididos para todas as áreas ficam retidos para combater esse problema.

Anemia

Essa doença é causada pela falta de ferro no organismo: ela ocorre quando existe a falta de hemoglobina no sangue, e isso acontece pela falta de nutrientes ou por fatores genéticos. É por esse motivo que ocorre a queda dos fios, pois eles não recebem as vitaminas que precisam para se desenvolver, o que os deixam quebradiços até eles caírem.

Água quente

Lavar a cabeça com água quente não faz bem para o couro cabeludo. Além de aumentar as chances de ter caspa, a temperatura alta tira o sebo natural que protege o cabelo. Isso causa o ressecamento dos fios e, consequentemente, sua queda.

Dietas

O cabelo necessita de nutrientes e minerais para crescer saudável. Ao fazer uma dieta que elimina certos alimentos, os fios sentem essa falta e acabam caindo. O ideal é procurar por um especialista para que ele indique a maneira correta para substituir alimentos, dessa forma nenhuma parte do corpo sai prejudicada.

Oleosidade

A oleosidade também facilita a queda de cabelo. Ela torna o couro cabeludo um ambiente propício para fungos, o que causa coceira e danifica o fio. A rotina de lavagem do cabelo é fundamental para que ele não fique oleoso. Se o seu cabelo é mais oleoso, você pode optar por lavar dia sim, dia não.

Esses são só alguns motivos que podem levar a queda, mas existem muitos outros. Por essa razão é muito importante ficar atento a quantidade de fios que estão caindo. E principalmente, prestar mais atenção para evitar que isso ocorra com o seu cabelo.

Como evitar a queda?

O cabelo precisa de zelo e carinho e quando isso não acontece é normal que ele comece a perder o brilho, ficar oleoso e cair.

Mas mudando alguns hábitos e começando a reparar que as madeixas também precisam de atenção, isso pode ser evitado. A maneira mais fácil de começar é analisando os fios e identificando quais as melhores formas de cuidar dele.

Para evitar problemas mais sérios em relação a queda é necessário adotar práticas como:

  • Lavar o cabelo dia sim, dia não;
  • Usar produtos para o seu tipo de cabelo;
  • Não dormir com o cabelo molhado;
  • Fazer hidratação nos fios;
  • Possuir uma alimentação saudável;
  • Lavar o cabelo com água morna.

Realizando essas ações, as chances do seu cabelo cair em excesso diminuem. Além disso, esses hábitos vão trazer muitos outros benefícios para o seu cabelo, como mais brilho, maciez e a reduzir o temido frizz.

Tricologia

A Tricologia é uma área dentro da Dermatologia especializada nos cuidados com o cabelo. Primeiro é feito um estudo no couro cabeludo do paciente, e posteriormente o tratamento necessário é realizado. As consultas são direcionadas para queda de cabelo, enfraquecimento dos fios e vários outros problemas relacionados às madeixas.

A Clínica Optimize possui o primeiro Centro de Terapia Capilar de Juiz de Fora, que oferece os melhores tratamentos para cabelos sensíveis. Durante a primeira consulta é realizado o mapeamento capilar e a dermatoscopia digital do couro cabeludo. Também é feito a anamnese e o exame físico com muita atenção e cuidado. Está sentindo que o seu cabelo está sem brilho e que está caindo cada vez mais? Marque já sua consulta!

Clínica Optimize
Centro Médico Monte Sinai
Avenida Presidente Itamar Franco, 4001
Sala: 713 – Leste – CEP 36033-318
Cascatinha – Juiz de Fora – MG
(32) 3025.4344 | (32) 99129.0617
contato@clinicaoptimize.com.br